Os melhores spots para uma selfie em Évora

Era sábado. E eu, apaixonada por um bom passeio matinal decidi ir tomar o pequeno almoço em plena Praça do Giraldo, no coração da vibrante cidade de Évora. Estava uma manhã linda e resplandecente. No ar, havia uma brisa fresca que fazia notar que o dia começara há pouco.

Não havia muita gente na rua, pois não passava muito das nove horas. A esplanada era simpática e sol bastante convidativo a permanecer. Fiz o meu pedido e aproveitei para ler um pouco. Até que…quebrando a calmaria que se fazia sentir, na mesa do lado, sentou-se um grupo de quatro jovens. Percebi imediatamente que eram turistas. Vinham do Rio de Janeiro e planeavam a sua visita pela cidade. Tentei concentrar-me nas minhas leituras, mas tornou-se um pouco impossível.

O seu entusiasmo era extremo. Falavam de fotografias e dos melhores sítios para tirar selfies. Falavam da mística da cidade, dos estudantes que tinham encontrado trajados, da população que era simpática e do pão que era divinal. Traziam consigo vários mapas e guias, todos eles assinalados. Havia também uma lista dos locais que não queriam perder, tinha como título “Os melhores spots para uma selfie em Évora”. 

Perguntei-me acerca daquele título e de quais seriam as suas motivações. Percebi que uma delas era fotógrafa e estava a desenvolver uma exposição que retratava pessoas a tirar selfies. O meu pedido chegou e o das minhas vizinhas de esplanada também. Comeram rapidamente e puseram-se em marcha. Havia muito para explorar numa cidade cheia de história e de encantos. Ruas estreitas e calcetadas, palácios, jardins e praças majestosas. O cenário era perfeito, a luz também. Estavam reunidas todas as condições.

Para meu espanto, as quatro jovens tinham deixado para trás a sua lista de locais. Não resisti e comecei a ler. Estava cheia de anotações, como se de um guia de fotografia se tratasse. Não era por acaso que aquele pedaço de papel me tinha chegado às mãos. Tinha de fazer algo com ele. Foi então que pensei em replicá-lo e, com algumas alterações apresentar-lhe a minha proposta. As dicas que encontrará abaixo refletem a minha visão sobre Évora, depois de chegar, também terá uma. Espero que esteja preparado. Os disparos vão ser muitos e as memórias tão boas quanto um pedaço de pão alentejano.

Os melhores spots para uma selfie em Évora

1# Templo Romano

Aproveite o cenário envolvente e tire fotografias em vários planos. Se se colocar de frente para o museu de Évora ficarão algumas árvores por detrás do templo, já no sentido oposto conseguirá capturar partes da catedral, o que dará ainda mais monumentalidade à sua fotografia. Se quiser ficar sozinho e evitar os muitos turistas circundantes, tente virar a câmara num sentido de baixo para cima, pois assim, conseguirá capturar apenas o templo e um excelente céu azul como fundo.

2 #Praça do Giraldo

O melhor local para tirar fotografias é junto da fonte henriquina, junto à igreja de Santo Antão. Também da escada da igreja conseguirá um excelente plano. Se se baixar um pouco e permanecer de costas para a fonte e alinhado com a mesma poderá evitar a concentração de pessoas e esplanadas que se localizam na praça. O casario envolvente também é bastante fotogénico.

3 #Sé Catedral

Toda a Catedral é extremamente atrativa. O claustro tem um jardim magnífico que dará excelentes fotografias. O interior não possui a melhor luz, por isso, deixe os disparos para o terraço. Qualquer que seja a direção escolhida será um bom anglo. Casario, templo romano, ou outros monumentos ao longe, é impressionante a vista que conseguirá alcançar. 

4 #Casas Pintadas

Dentro da Fundação Eugénio de Almeida, no antigo palácio da Inquisição, encontrará uma galeria decorada um conjunto de frescos do século XVI. É um espaço exterior, pelo que a luz natural fará toda a diferença.

5 #Rua 5 de Outubro

A rua mais celebre e movimentada de Évora oferece excelentes pontos de atração. Aqui poderá encontrar todo o tipo de recordações que levar consigo. Aproveite a simpatia dos comerciantes locais e tire fotografias para mostrar o que de melhor se faz na região. No topo desta rua encontrará a Catedral, pelo que uma fotografia aqui, terá sempre um bom enquadramento.

6 #Universidade

Há vários pontos que merecem destaque no edifício onde está sedeada a Universidade. No jardim exterior tem a estátua de mármore que representa a pomba, símbolo do espírito santo. No interior, não deixe escapar o claustro. Se tiver oportunidade, entre nas salas e coloque-se junto aos maravilhosos azulejos do século XVIII. Se subir ao primeiro andar, aproveite as varandas para obter um maior alcance e nova perspetiva do espaço. Símbolo máximo da instituição são os estudantes, por isso, tente uma selfie com um deles trajado a rigor.

7 #Ruínas Fingidas

Cenário romântico e fotogénico, as ruínas fingidas são, tal como o nome indica, fingidas. Foram colocadas ali com o mero intuito de embelezar o espaço. Dê o gosto aos cliques da sua máquina e explore os diferentes anglos. Estão localizadas no jardim municipal, por isso, encontrará pavões desejosos de entrar nas suas selfies. No mesmo espaço, encontrará ainda o que resta do antigo Palácio de D. Manuel I. Dê monumentalidade às suas fotografias, capturando partes deste sumptuoso monumento.

8 #Jardim de Diana

Rodeado pelo Templo Romano, o Palácio dos Duques de Cadaval e uma bonita varanda ao fundo, este jardim é uma excelente opção para quem quer fazer sucesso nas redes sociais. Experimente sentar-se num dos bancos de costas para o Templo Romano, vai adorar o resultado. Do lado oposto tem uma varanda com vista para a cidade. O pôr-do-sol fica lindo visto desse ponto. No chão, encontrará bonitos canteiros de flores, o fundo perfeito para qualquer disparo.

9 #Paço de São Miguel

 

Local de grande monumentalidade, o Paço de São Miguel foi desde sempre a residência real da cidade de Évora. Tem variadíssimos planos que pode aproveitar. O jardim é um excelente local. Encontrará também várias estátuas e fragmentos de ruínas romanas. Deixe a imaginação fluir e sinta-se como estivesse a recuar no tempo.

10 #Largo 1º de Maio

É um dos locais mais visitados em Évora. Cada recanto está cheio de beleza. De frente para a Igreja de São Francisco tem uma varanda com vista para o mercado municipal. Se se colocar de lado para igreja poderá tirar uma bonita selfie com todo o casario que se eleva na parte mais alta da cidade. Pode também subir ao terraço desta igreja, vai ficar espantado com a vista. É fenomenal. Se for amante de cenários mais alternativos, então sugiro que faça a pose dentro da capela dos ossos. A luz não é a melhor, mas dará certamente uma foto insólita.