Os melhores spots para uma selfie em Évora
Era sábado. E eu, apaixonada por um bom passeio matinal decidi ir tomar o pequeno almoço em plena Praça do Giraldo, no coração da vibrante cidade de Évora. Estava uma manhã linda e resplandecente. No ar, havia uma brisa fresca que fazia notar que o dia começara há pouco.
Não havia muita gente na rua, pois não passava muito das nove horas. A esplanada era simpática e sol bastante convidativo a permanecer. Fiz o meu pedido e aproveitei para ler um pouco. Até que…quebrando a calmaria que se fazia sentir, na mesa do lado, sentou-se um grupo de quatro jovens. Percebi imediatamente que eram turistas. Vinham do Rio de Janeiro e planeavam a sua visita pela cidade. Tentei concentrar-me nas minhas leituras, mas tornou-se um pouco impossível.
O seu entusiasmo era extremo. Falavam de fotografias e dos melhores sítios para tirar selfies. Falavam da mística da cidade, dos estudantes que tinham encontrado trajados, da população que era simpática e do pão que era divinal. Traziam consigo vários mapas e guias, todos eles assinalados. Havia também uma lista dos locais que não queriam perder, tinha como título “Os melhores spots para uma selfie em Évora”.
Perguntei-me acerca daquele título e de quais seriam as suas motivações. Percebi que uma delas era fotógrafa e estava a desenvolver uma exposição que retratava pessoas a tirar selfies. O meu pedido chegou e o das minhas vizinhas de esplanada também. Comeram rapidamente e puseram-se em marcha. Havia muito para explorar numa cidade cheia de história e de encantos. Ruas estreitas e calcetadas, palácios, jardins e praças majestosas. O cenário era perfeito, a luz também. Estavam reunidas todas as condições.
Para meu espanto, as quatro jovens tinham deixado para trás a sua lista de locais. Não resisti e comecei a ler. Estava cheia de anotações, como se de um guia de fotografia se tratasse. Não era por acaso que aquele pedaço de papel me tinha chegado às mãos. Tinha de fazer algo com ele. Foi então que pensei em replicá-lo e, com algumas alterações apresentar-lhe a minha proposta. As dicas que encontrará abaixo refletem a minha visão sobre Évora, depois de chegar, também terá uma. Espero que esteja preparado. Os disparos vão ser muitos e as memórias tão boas quanto um pedaço de pão alentejano.