“Quero uma foto aqui!” Quantos de nós não caímos já na tentação de postar uma fotografia só porque estávamos num local bonito? Quantos de nós não pesquisámos os melhores locais e enquadramentos para tirar aquela fotografia, que nos irá render imensos gostos e comentários?

Vivemos em plena época do digital, do instantâneo. Consumimos o que é belo e fazemos de tudo para construir contas e perfis, nas nossas redes sociais, que sejam bonitos e apelativos.  É entre cenários mais ou menos naturais, que disparamos os nossos cliques. A pose já está pensada e a objetiva pronta para a ação. Criamos o enquadramento perfeito e fazemos uso da nossa imaginação. Pegamos numa qualquer máquina fotográfica ou telemóvel e começamos a registar.

Acredito no poder das imagens e na eternização de momentos que nos proporcionam. Normalmente, é entre viagens, mais longas ou mais curtas, que damos espaço a estas expressões de eternidade. É bom saber, que mesmo já tendo partido do local, podemos guardar para sempre o registo do que vivemos. Perpetuar memórias e sonhar com a construção de novas.

Sendo o Alentejo um local de extrema beleza, apresento-lhe agora, 10 dos locais que considero mais bonitos para a finalidade. Surpreenda-se com os tesouros que vai encontrar. Descubra ruelas, castelos, muralhas, sobreiros e campos floridos. Fotografe horizontes de esperança e campos de cereal. Faça parte deste enquadramento perfeito. Leve consigo o melhor desta Terra!

Os 10 locais mais Instagramáveis do Alentejo

1# Évora

É entre as ruas estreitas que nos conduzem à Sé, a grandiosidade do Templo Romano ou a excentricidade da Capela dos Ossos, que o convido numa viagem a esta bela cidade no coração do Alentejo. Património da Humanidade desde 1986, é símbolo máximo da história de Portugal. Cada canto e recanto, contêm em si uma história para desvendar. Encontre os estudantes de uma das mais belas e antigas universidades do país, exibindo orgulhosamente os seus uniformes e tradições académicas. Perca-se por entre tascas e restaurantes e escolha um bom vinho para o acompanhar. Conheça as histórias por detrás dos museus, observe o bonito casario apalaçado e não deixe de visitar a esplendorosa praça do Giraldo.

2# Monsaraz

Rodeada pelo maior Lago artificial da Europa, a aldeia de Monsaraz surge como uma verdadeira pérola reluzente. Localizada no alto de um monte, contrasta com a vasta planície, o que lhe permite ter uma vista deslumbrante para toda a área envolvente. A sua beleza é incontestável e a sua monumentalidade deixa todos quanto a visitam estupefactos. Dentro da sua cintura de muralhas muito são os locais a não perder. Sabia que Monsaraz possui sete igrejas? Já visitou o museu do Fresco ou a Casa da Inquisição? Cada rua uma história, cada casa uma personalidade. Visite um dos locais mais românticos do Alentejo. Suba ao castelo e contemple um dos pôr-dos-sois mais bonitos que existe.

3 #Marvão

É no alto de um monte que vai encontrar um dos locais mais bonitos e bem preservados do nosso Alentejo, Marvão. Ruas estreitas e sinuosas levam-nos a vistas deslumbrantes de cortar a respiração. Visite igrejas, museus e não se esqueça de subir ao castelo. Percorra cada rua e cada recanto. Descanse no bonito jardim que encontra junto ao castelo. Não precisa de guardar a máquina fotográfica, pois tenho a certeza que vai querer fotografar cada centímetro.

4 #Estremoz

Conhecida pelos seus célebres bonecos, a cidade de Estremoz foi palco de importantes feitos históricos. Casario branco que combina com a calçada de mármore esconde em cada recanto um mundo por descobrir. Visite algumas das mais bonitas igrejas do Alentejo, percorra os diferentes museus e não deixe escapar o Lago do Gadanha, um dos locais mais fotogénicos da cidade. Suba à Torre de menagem, hoje, parte integrante de uma pousada histórica. Se quiser assistir a uma das mais belas representações culturais, então sugiro-lhe que visite a cidade num Sábado. É em pleno Largo do Rossio que se realizam todos os Sábados o famoso mercado de velharias e produtos alimentares. Poderá encontrar verdadeiras relíquias que o farão viajar no tempo.

5 #Elvas

«Oh Elvas oh Elvas, Badajoz à vista». Este seria um bom mote para falarmos desta bonita cidade. Ao contrário do que acontece com outros locais no Alentejo, Elvas desempenhou sempre, uma função essencialmente militar. Poderá encontrar vários vestígios dessa função em redor de toda a cidade. Paióis, antigos quarteis, casas dos soldados. Dois dos monumentos que melhor comprovam esta função são os fortes militares localizados em extremidades opostas da cidade. Não os deixe escapar. Merecem, sem dúvida, a sua visita. Também não pode perder o museu militar ou o cemitério Inglês. Suba ao Castelo e contemple todo o casario. Junto à praça central encontrará bonitas igrejas, uma das quais octagonal, e uma catedral.

6 #Arraiolos

Terra dos célebres tapetes, desde há muito apreciados, Arraiolos é um local que conquista pela sua simplicidade. No ponto mais alto encontrará o Castelo. Suba. Tire várias fotografias dos diferentes pontos. Casario pintado de branco com listas azuis e amarelas compõem o cenário. Depois, desça até ao coração da vila e percorra cada rua. Descubra as igrejas, os museus e as variadas casas de tapetes de Arraiolos. Com sorte, poderá assistir à confeção dos mesmos e perceber as diferentes fases por que passa a lã até chegar ao resultado final.

7 #Alandroal

É do alto da Torre de menagem que encontrará a vista mais surpreendente. Rodeada por uma vasta área de montado, a vila de Alandroal é uma das mais típicas do Alentejo. Vá até à praça central, suba ao castelo e faça todo o percurso a pé. Contemple a bonita fonte das bicas e entre em algumas das igrejas que encontrará abertas. Descubra os pratos confecionados com o famoso peixe do rio e aproveite o sossego e a calma que este local lhe irá proporcionar.

8 #Terena

Conhecida por poucos, a vila de Terena contém em si verdadeiros tesouros por descobrir. Sabia que aqui, se realiza uma das maiores romarias religiosas do Alentejo? Consagrada à Senhora da Boa Nova, esta romaria movimenta pessoas de toda a parte do país. A par de uma componente religiosa há uma enorme festa profana, na qual é tradição reunir a família e ir comer assado de borrego para os campos envolventes da festividade. A sua realização acontece sempre uma semana após a celebração da Páscoa.

Não se esqueça de visitar o castelo, passear por entre o casario e descobrir o local, onde está colocado, o bonito pelourinho.

9 #Mourão

Tal como acontece com Monsaraz, também Mourão ficou banhado pelo Grande Lago de Alqueva. Terra de contrabando, devido à sua proximidade com Espanha, este é um local que não deve perder. Dono de um belíssimo castelo, Mourão surpreende com as suas vistas desafogadas para um lago, que faz o contraste de cores entre o amarelo dos campos e o azul da água. Visite a praça central. Descubra as várias igrejas e suba ao castelo. Encontre as gentes locais, apreciando o passar dos dias, nas esquinas de cada praça. Sinta-se em casa e registe bonitos momentos.

10 #Vila Viçosa

Conhecida como a princesa do Alentejo, Vila Viçosa foi desde sempre residência de uma das mais importantes famílias da nossa história. A casa de Bragança. Escolhida pela sua beleza e pelo espaço que oferecia para grandes caçadas, Vila viçosa foi residência oficial de Reis e Rainhas. Muitas foram as grandiosas festas realizadas, entre o castelo e o paço ducal. São visitas obrigatórias e de uma monumentalidade tal, que o farão viajar no tempo. Visite o museu da caça e da arqueologia. Perca-se entre as coleções de porcelana ou antigas carruagens reais. Não deixe de visitar o centro da vila. Encontrará bonitas estátuas feitas de mármore, pedra preciosa da região, e igrejas deslumbrantes. Descubra o museu do mármore ou o museu do estanho. Descubra também onde viveu a grande poetisa Florbela Espanca e visite o seu túmulo, no cemitério, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição.